02/05/10

A -

Esta semana fomos invadidos por notícias que Portugal tinha descido 2 pontos pela agência de rating...tendo passado para A-!! Começo logo por aí...como é possível, sendo a nota máxima o "A", termos descido 2 pontos!!!!! Como é que alguns países podem ter triple A (A+++)???? Será que é possível dar notas de 20+++? ou 5++?? Faz-me lembrar quando os professores dão um 3…e dizem ao aluno que é um 3-! Como se isso o preocupasse. Vamos ser sérios...se a escala já não serve…arranja-se outra!

Mas isso é o menos...porque na verdade estamos a bater no fundo…ou já batemos. Apesar disso parece que continuamos a fazer vida de ricos! Típico! Já temos a casa penhorada, o banco já nos veio buscar o carro novo, fizemos um crédito para férias e ainda comprámos um LCD com o cartão de crédito…a saber que a TV que lá tínhamos em casa funcionava bem! Até já era a cores!...mas não tinha no canto escrito HD e ocupava muito espaço!..espaço esse que nunca nos fez falta! De quem é a culpa??? Minha não deve ser! Ainda tenho uma Tv das antigas, e o único problema que para já, é quando as pilhas do telecomando estão fracas! Aí, sem recorrer a nenhum crédito, e na loucura, gasto 3€ e compro umas pilhas novas!

Espanta-me como é possível, nesta altura, apesar das medidas que já estão a ser implementadas do PEC ( que devia ter inicio em 2011…mais uma vez o estado a alterar as regras a meio do jogo), ainda andarmos por aí a dizer que vamos estimular a economia com a construção do TGV, do aeroporto, da 3ª travessia sobre o Tejo e mais alguns troços de auto-estrada!! Eu posso não perceber muito de economia, mas pelo que vejo, leio e ouço, o nosso problema é o crescimento…ou seja, não conseguimos obter riqueza para o país! Agora, faço aqui um pedido aos iluminados, que me expliquem, bem devagarinho, como é que estas grandes obravas vão criar riqueza???? Ou quando??

Podem-me dizer que estes investimento criam emprego…certo!! Mas quem o vai pagar? Nós!! Quando ficarão pagas? Quando vão dar retorno?? Antes de 2013?? Ano em que já temos de ter as contas em dia??

Fazem-se auto estradas num lado…colocam-se portagens do outro!! Constrói-se um aeroporto, quando temos um que, e até ver, nunca ficou nenhum avião por aterrar!
3ª travessia(*) sobre o Tejo?? Porque? Vamos gastar dinheiro na travessia em vez de melhorarmos as condições de quem anda de barco…esses que utilizam os transportes públicos!!ou a nova ponte é só para autocarros? Vão pintar a faixa de rodagem com BUS!

(*) Também me interrogo como chamam 3ª travessia sobre o Tejo, quando existem muitas mais….claro está…não todas em Lisboa! mas para alguns…Portugal é Lisboa rodeado por aldeias e vilas!

TGV…de mercadorias? De passageiros?? Estamos assim tão necessitados? Já analisaram o impacto do TGV- Madrid-Barcelona? Está a obter resultados??
Se for de mercadorias, já estou a imaginar as mercadorias a saírem de Portugal de comboio, a chegarem a Madrid e apanharem um avião da Ibéria ou uma transportadora espanhola e a seguirem para o seu destino! Se for de passageiros, nada como gastar mais num bilhete de TGV para Madrid do que apanhar um avião e demorar…menos tempo…afinal…tempo é dinheiro!

Será que vamos vender troços de auto-estrada? Pistas de aterragem? Terminais de aeroporto? Carruagens do comboio? Carris? Pontes?

Se queremos criar riqueza, porque não apresentar ao resto do globo, o que temos de bom? O que temos para vender? Para oferecer? Temos grandes exemplos de empresas que têm sucesso lá fora! Porque não apoia-las? E apoiar também as que ainda podem ter sucesso? Das empresas nacionais, apenas 0,8% conseguem vingar fora do país! E quantas empresas cá temos estrangeiras? ?


MAIS UMA VEZ…PEÇO….EXPLIQUEM-ME ESTA FORMA DE PENSAR!!

ass: Alguém que não entende!

2 comentários:

Pastor disse...

A revolta dos Ovos moles parte I

daniel disse...

Olha o Leite tem um blog! Hão há gajas boas ai no Algarve? Lol
Relativamente ao assunto do email, epá... tu também financias a ProLeagueSuperUA e a gente não se queixa! Queixaste a gora do governo derreter os teus euros com projectos megalómanos?!?! Ao menos ainda podes tirar umas fotos ao lado do TGV que é quase tão rápido como eu a descolar de ti em qualquer competição! hehehe
Abraço e força nisso