Ah pois é...li esta noticia no Diario Económico de 21/05/08:
"A Efacec vai falar e trabalhar em inglêsPrimeiro vai ser apenas para as comunicações escritas. Mais tarde será língua oficial da empresa(...)O reforço da componente internacional da Efacec, empresa que já marca presença em 65 países, irá ser acompanhado por um novo desafio(...)instituir o inglês como língua oficial de trabalho(...) a Efacec tem cerca de mil colaboradores estrangeiros, de geografias tão díspares como os Estados Unidos, Argélia, Índia, República Checa ou Argentina."
Uma boa ideia? uma má ideia? Nos tempos actuais, em que cada vez as distâncias são menores, é necessário usar uma língua comum! e nesse ponto o Inglês está na corrida da frente!
Agora que já foi aprovado o novo acordo ortográfico (diga-se de passagem, não concordo), corremos o risco de deixar de falar menos a nossa língua e globalizamos!! agora é a Efacec? quem se segue? outras as empresas? as universidades??
Quem só fala Português tem as mesmas perspectivas de futuro de quem também fale Inglês?
PS: no próximo ano a disciplina de Inglês é obrigatória e tem vindo a ser ensinada cada vez mais cedo...coincidência?? não sei!
1 comentário:
Eu não discordo totalmente com isto... acho que fazemos muito bem em ensinar ás nossas crianças o ingles, como lingua mais falada no mundo, desde o 1º ciclo.é quando se assimilia e se aprende mais depressa uma segunda lingua! E a questão do ingles ser a lingua oficial de uma empresa em portugal... já não é a primeira! Ou não tivessemos nós tantos trabalhadores estrangeiros a trab em portugal.vicissitudes da evolução
Enviar um comentário